domingo, 22 de fevereiro de 2009

A Rosa Azul - Trompe L'oeil

Afresco de 12m quadrados - pintura artística em parede





Trompe l'oeil

Definição: Recurso técnico-artístico empregado com a finalidade de criar uma ilusão de ótica, como indica o sentido francês da expressão: tromper, "enganar", l'oeil, "o olho". Seja pelo emprego de detalhes realistas, seja pelo uso da perspectiva e/ou do claro-escuro, a imagem representada com o auxílio do trompe l'oeil cria no observador a ilusão de que ele está diante de um objeto real em três dimensões e não de uma representação bidimensional. O objetivo do procedimento é, portanto, alterar a percepção de quem vê a obra. O termo, ainda que de início aplicado à pintura de períodos em que predomina o naturalismo - por exemplo, na Grécia Antiga e no Renascimento italiano, se generaliza no vocabulário crítico e passa a referir-se a qualquer forma de ilusionismo acentuado empregado nas artes. Na arquitetura, a decoração ilusionista em que a pintura de forros e paredes altera a percepção do tamanho do espaço (denominada quadratura)onde o hambiente parece ser ampliado pela obra de arte,quer sobre a parede ou seja em grandes quadros, é considerada um tipo de trompe l'oeil.
Ainda que não pareça fácil localizar na arte brasileira nomes que se destaquem pelo uso específico do trompe l'oeil, recursos ilusionistas podem ser encontrados em diversas fases da produção artística nacional,incluindo a decoração de interiores com o uso de obras como a demonstrada acima.

Estou de volta com as artes e aberta a encomendas,porém,no momento,apenas no Estado da Bahia,na capital Salvador e proximidades.


Confiram as outras artes nos links Belas artes e design de interiores


Contatos e preços sob consulta pelo e-mail: dicacardoso@hotmail.com


Ou pelos fones : (71)9156-7107/(71)8147-8639

Dica Cardoso

Um comentário:

Daniel Savio disse...

Bem bonita a arte...

Fique com Deus, menina Drica.
Um abraço.

Related Posts with Thumbnails